Conheça o mundo fascinante do paraquedismo

Você é o tipo de pessoa que gosta de saber de tudo sobre o esporte radical que pratica? Então você está no lugar certo! Neste artigo iremos mostrar o mundo fascinante do paraquedismo! Este esporte sensacional que conquista adeptos pelo Brasil inteiro e os atrai até a cidade de Boituva especialmente, cidade do paraquedismo, para praticá-lo.

A origem do paraquedismo

Praticado por esportistas que saltam de paraquedas de aeronaves, o paraquedismo surgiu há mais tempo do que você imagina, ao menos na mente de indivíduos de civilizações antigas e também na mente de grandes homens do passado, que já imaginavam a possibilidade de saltar de grandes alturas e pousar são e salvo no solo por meio dos dispositivos adequados.

O primeiro registro que se tem base de algo semelhante ao paraquedismo, data de 1306, sobre acrobatas chineses que se atiravam de muralhas e torres empunhando um dispositivo semelhante a um grande guarda-chuva que amortecia a chegada ao solo.

Depois seria a vez de Leonardo da Vinci apontar em suas anotações: "Se um dia alguém dispuser de uma peça de pano impermeabilizado, tendo os poros bem tapados com massa de amido e que tenha dez braças de lado, pode atirar-se de qualquer altura, sem danos para si".
Por fim, em 1617, o italiano Fausto Veranzio, salta com um paraquedas da torre da catedral de Veneza, chegando ao solo ileso diante de vários espectadores. Mas foi somente em 1783 que Sebastian Lenormand patentearia o paraquedas como uma tecnologia a qual lhe permitiu repetir os saltos inúmeras vezes, exatamente como fazemos hoje.

Salto de paraquedas de um avião

Até a data de hoje, existem divergências sobre quem realizou o primeiro salto de paraquedas de um avião. A disputa é entre Grant Norton, que saltou com um paraquedas de seda dobrado em seus braços, e Capitão Albert Berry, que foi com um paraquedas embalado em uma caixa de metal, no ano de 1911.

Aterrissando no Brasil

Vinte anos depois, o paraquedismo chegava ao Brasil, com Charles Astor iniciando um curso de paraquedismo no Aeroclube de São Paulo, tornando-se o grande incentivador do paraquedismo em solo tupiniquim.

Astor formou diversos alunos e enraizou o salto de paraquedas no país. Algo que cresceria exponencialmente nas décadas seguintes.

O fascinante mundo do paraquedismo hoje no Brasil

Hoje o paraquedismo está mais do que consolidado e crescendo diariamente no Brasil, com mais de 4343 atletas em atividade em inúmeras áreas de salto.

São Paulo ainda é o estado que mais atrai adeptos ao esporte radical do salto de paraquedas, tendo a cidade de Boituva como a capital do paraquedismo.

Todos os anos, milhares de pessoas visitam a cidade em busca da adrenalina e outras sensações que o paraquedismo libera por meio de uma experiência que não pode ser descrita com palavras, mas somente vivenciando para saber.

Mas se quiser imaginar, pense que, depois das aulas de instrução na Escola de Paraquedismo Boituva, você irá saltar de um avião a mais de 4 mil metros de altura e fará uma queda numa velocidade superior aos 200 km/h, interrompida por um paraquedas nas costas de seu instrutor no salto duplo, e levando a mais 5 minutos de queda livre em paz e devagar, com tempo disponível para contemplar a vista deslumbrante ao seu redor, de uma perspectiva capaz de mudar a mais fechada das mentes, até a confortável aterrissagem em terra firme!

É simplesmente uma experiência extraordinária, com capacidade para mudar vidas e que atrai mais pessoas a cada dia ao fascinante mundo do paraquedismo! Venha conhecer esse admirável mundo você também!

E aí, você já faz parte desse mundo. Se sim, você sabe do que estamos falando. Se ainda não faz, não espere mais ... ligue agora e marque o seu salto!

  • Contato

  • (15) 3263-1645
  • (11) 97167-1111
  • contato@paraquedismoboituva.com.br

Siga-nos

  • Onde estamos

  • Rua Waldemar da Silva Ramos
  • CNP - Centro Nacional de Paraquedismo
  • Boituva - SP